terça-feira, 23 de outubro de 2007

Convergência

Tecnologias Convergentes

"Um processo de mudança qualitativa que conecta dois ou mais mercados existentes e anteriormente distintos".

Convergência tecnológica é um termo utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infra-estrutura de tecnologia para prover serviços e pode ser visto de diversos setores: comunicação, telecomunicações, produção entre outros.

O objetivo da convergência tecnológica para o usuário com relação a informação é que pode ser feita em qualquer lugar, por qualquer rede de computador e através de canal de comunicação. Pode ser comparada com as mais avançadas técnicas de integração de sistemas computacionais.

As vantagens desse tipo de convergência é a mobilidade, portabilidade e a interconectividade.

Quando falamos em tv digital, internet móvel, vídeo conferência estamos falando de convergência tecnológica onde essas tecnologias se enquadram a todas essas vantagens ditas anteriormente.

A convergência tecnológica pode ser dividida em:

  • Redes
  • Serviços
  • Terminais

As convergências de redes pode ser vista como uma rede que que suporta seviços distintos, exemplo, rede de voz e dados. Outro exemplo de convergência seria rede de voz e fax, que começou a ser empregado em escala comercial na década de 1970.

Já as convergência de serviços permite o uso de um mesmo serviço através de diferentes meios de comunicação. Por exemplo a telefonia fixa e o celular.

E as convergências de terminais é um processo feito por um mesmo terminal oferecendo acesso a múltiplas redes e serviços diversos, exemplo, o PC e terminal móvel.

Nenhum comentário: