Estrutura Visual Portal, Blog e Jornal
Para chamar a atenção do leitor às matérias exigem algumas técnicas. Segundo J.B.Pinho os títulos, subtítulos e entretítulos em uma publicação on-line devem ser redigidos de modo que indiquem resumidamente o assunto da matéria, chamem a atenção do leitor e mantenham seu interesse ao longo do texto.
No Portal (http://www.g1.globo.com/) na estrutura visual do site, ele é dividido em matérias, pelo plantão(notícias de última hora), Vídeo da hora (podemos assistir os vídeos), arquivo G1, notícias de vários temas e etc. Existem muitos espaços em branco facilitando a visita dos leitores, pois um site muito "poluído" torna-se cansativo e menos interessante. Ao lado esquerdo tem a divisão das editorias de multimídias, serviços, telejornais, publicações e rádios. Pouca publicidade.
Estrutura visual da notícia: matérias com antetítulo, título e abre bem redigidos. Existem fotos em algumas matérias. Notícia acompanhada de chamadas para outros ângulos do fato. Matérias datadas com a primeira publicação e da atualização e a hora. Ao lado direito de cada matéria permanece o plantão e chamadas da primeira página facilitando a vida do leitor.
No Blog do Duilio(http//blogdoduilio.folha.blog.uol.com.br) na estrutura visual do site, existem muitos espaços em branco, o perfil do dono do blog, muitos links com sites relacionados, sobre outros blogs, em cima da hora (últimas notícias) e arquivos de outros blogs.
Na estrutura visual da notícia: as matérias com título, alinhada a esquerda, dia da postagem e as fotos geralmente no meio da matéria.
No jornal da Folha (http://www.folha.uol.com.br/) na estrutura visual do site, existe mais publicidade, matérias muito próximas uma das outras, em cima da hora (com últimas notícias), vídeo sobre as principais notícias, as editorias ficam na parte de cima e tem consultas para colunas e blogs.
Estrutura visual da notícia: matérias com títulos bem expostos e bem redigidos, tem chapéu, matéria com data e hora, links relacionados com outras matérias e fotos em algumas matérias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário