Portal Local: nova categoria do jornalismo on-line
Essa nova categoria está aumentando o fluxo de internautas e está tendo cada vez mais aceitação através dos mais diferenciados usos e apropriações. O modelo de portais locais segue alguns critérios e características do próprio meio eletrônico como a interatividade, hipertextualidade, multimidialidade, customização de conteúdo tudo isso para atrair vários usuários de determinada rede, facilitando o acesso às programações serviços, notícias da cidade de onde moram sem pagar nada por isso.
Sites de conteúdo local começaram a surgir nos EUA em 1998. Um ano depois chegou ao Brasil e se espalhou pelas cidades nacionais. Um exemplo de portal local é do estado de Minas Gerais .Eles convivem sem concorrer com os mega portais, em algumas vezes os portais locais fornecem informações para esses mega portais ou portais genéricos. Fazem uma junção do jornalismo diário com o semanal. Os serviços e produtos oferecidos se diferenciam de um portal para outro, como o próprio design. A interatividade é comum aos outros e pode ser feita no link comente esta matéria.
O conteúdo nesses sites está em contínua atualização, no caso dos títulos curtos e subtítulos que não são repetidos no lead das matérias. A fidelização do usuário se dá através do conteúdo em si como promoções, brindes, descontos em estabelecimentos para sócios do portal. Essas vantagens criam-se uma relação com produtores do site, usuários, moradores, empresários e comerciantes, ao mesmo que se agrega audiência e a visibilidade do site. Podem ser vistos como serviços de informações direcionados que complementam sites noticiosos produzidos por jornais e mega portais, além de ser mais um campo de atuação para jornalistas.
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